Boiserie: o que é, como usar? Tudo o que precisa saber sobre essa técnica
O boiserie era restrito a ambientes de estilo mais clássico, mas com os anos, passou a ser usado em espaços contemporâneos. Confira essas dicas;

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
23 de janeiro 2023
Já ouviu falar em boiserie? Pode ser que não, e que até pense que não sabe o que é, mas vamos mostrar que já viu por aí.
Boiserie é uma técnica que insere molduras de diversos formatos na parede. Surgiu por volta do século XVII e XVIII na França, influenciada pelo movimento artístico que ficou conhecido como Rococó.
Carpinteiros artistas da época usaram a técnica para adornar as paredes da nobreza. Com o tempo, foi sofrendo algumas alterações, especialmente para poder se adaptar aos dias atuais, como, por exemplo, o material usado. Hoje pode ser feito com gesso, cimento e até isopor com a intenção de baratear o custo, apresentando o mesmo resultado.
Naquele século, o boiserie era restrito a ambientes de estilo mais clássico, mas com os anos, passou a ser usado em espaços contemporâneos, como áreas sociais ou íntimas.
Diferente dos rodameios, que tem a mesma função que o rodapé, ou seja, um efeito com réguas de madeira que dividem as paredes ao meio, os boiseries são em formato geométricos, que podem ser aplicados em conjuntos elegantes, como se fossem, por exemplo, vários quadros do mesmo tamanho.
Madeira
É importante se atentar a alguns detalhes antes de usar esse tipo de material, especialmente em ambientes úmidos. A madeira com o tempo pode deteriorar, principalmente nas opções de MDF, que não podem ser molhadas. Por isso, o recomendável é usar esse tipo de material em ambientes secos e bastante arejados.
Gesso
Esse tipo de material pode ser utilizado em acabamentos deixando o resultado semelhante. Apesar de ser mais econômico, pode demorar um pouco para ser aplicado e gerar muita sujeira e poeira durante a aplicação.
Poliuretano
O material é um polímero plástico de alta densidade que possui propriedades flexíveis e moldáveis, com poucas chances de sofrer trincas, e por isso vem ganhando destaque nos últimos tempos.
Atualmente ele é uma das opções favoritas para ambientes quentes ou úmidos, como, por exemplo, no banheiro.
O Poliestireno ganhou espaço no mercado, em função de suas várias características e vantagens, como, por exemplo: excelente isolante, fácil manuseio nas construções, notável capacidade de absorver impactos, leveza; por isso, é muito usado nas embalagens de eletroeletrônicos.
Além desses que citamos, ele ainda tem baixa absorção de umidade, elevada resistência, livre de emboloramento (por não possui elementos que permitam a vida de microrganismo), e mesmo sendo extremamente leve é capaz de se ajustar a dimensões diversas, e ainda custo baixo se comparado à eficácia que proporciona.
Espuma Vinílica Acetinada (EVA)
Além de ser muito mais barato, é fácil de limpar, flexível e autocolante. Vem ganhando a preferência de alguns clientes. Outro ponto favorável desse tipo de material é que consegue fugir dos insetos, como cupins, que acabam danificando a boiserie com o tempo.
Embora o boiserie de gesso ainda seja o mais usado atualmente, o de poliuretano vem ganhando muitos clientes, pois pode ser aplicado em ambientes úmidos, além de ser encontrado em diversos modelos e ser de fácil instalação.
Isso vai depender muito da decoração — pois, podem ser aplicados em variados ambientes. Uma dica é aproveitar alguns cantinhos da casa para ordenar essas molduras, trazendo um ar chique, clássico e elegante. Você ainda pode aproveitar móveis e objetos para transformar o espaço em que aplicará a boiserie deixando o ambiente mais descolado e super contemporâneo.
O Boiserie com 1 Peça 448 Branco é comercializado no tamanho de 90 centímetros de altura por 60 centímetros de largura, que vem pronto para instalação com o acabamento em BRANCO. Porém, ele pode ser repintado conforme o projeto.
Você pode pintar da cor que desejar. Alguns preferem pintar da mesma cor da tinta da parede, mas tudo vai do estilo da decoração. As tintas também ajudam a dar mais durabilidade e sem risco de desbotamento. A uniformidade também valoriza os relevos da técnica, mas não impede que você opte por outras cores.
A tinta acrílica é a mais indicada em materiais como gesso e isopor, por serem mais resistentes e duráveis. Também podem ser usadas nos outros materiais.
Você pode escolher da forma que desejar, desde que sejam proporcionais ao tamanho da parede. O ideal é que sejam instaladas a até 85 cm de altura do chão.
Porém, vai do gosto de cada um.
Atualmente o boiserie está sendo aplicado como cabeceira para cama, trazendo graciosidade ao resto do quarto. Vale a pena mencionar que alguns usam a técnica em portas, e o resultado tem sido satisfatório, deixando a casa mais charmosa e trazendo versatilidade aos ambientes.
Quer ver como tudo isso se aplica na prática? Continue lendo…
Para a sala
Uma ótima dica para ambientes amplos, como salas, é usar a técnica para trazer volume e texturas. Você pode aproveitar, para causar mais efeito, a iluminação ou até mesmo um quadro.
Se for usar móveis ou quadros, é interessante pintar o boiserie da mesma cor da parede para não ficar com excesso de informações e deixar o ambiente pesado. O material pode ser opcional, mas vale destacar que o de madeira precisa ser aplicado em ambientes mais arejados e secos. Gesso ou poliuretano seriam os mais recomendados.
Para o quarto
Você pode aproveitar os cantinhos do quarto para usar a técnica e transformar o ambiente. Se preferir, use como cabeceira, dando charme e elegância ao espaço. O ideal é aplicar com o material mais resistente, como o poliuretano.
Para a cozinha
A cozinha pode ganhar um charme a mais com a técnica. Ela pode ser usada tanto nas paredes ou corredores, proporcionando ótimo contraste se pintados em tons claros ou vibrantes.
Para banheiro e áreas úmidas
Vale ressaltar que para ambientes úmidos, o material ideal é poliuretano. Trabalhe com a decoração dando mais vida aos ambientes, mesmo que íntimos, deixando o lar super moderno e sofisticado. Aproveite os cantinhos para causar impacto.
Uma dica é usar a técnica com plantas. Você pode pintar de cores diferenciadas e decorar com várias plantinhas, deixando o ambiente mais natural.
A decoração do ambiente vária muito da preferência, mas a técnica pode ser usada de diversas formas, basta usar a criatividade.
A aplicação vai depender muito do tipo de material que escolher. Gesso, por exemplo, é viável chamar um profissional especializado, que fará todo o serviço sem riscos. Importante enfatizar que o mais recomendável é efetuar a instalação antes da pintura, para evitar borrões ou sujar o que já está pronto.
Na Carajás trabalhamos com diversos tipos de materiais para boiserie e tintas para deixar seu projeto perfeito. Você pode navegar pelo nosso site para conhecer a variedade de produtos que estão ao seu dispor, e com preços arrasadores.
Não deixe de decorar seu lar e transformá-lo em ambientes mais modernos e sofisticados.
Você pode comprar tudo sem sair de casa, pelo nosso Televendas, através do WhatsApp, ou baixe nosso APP para ficar por dentro das novidades.
Acompanhe nossas redes sociais, no Instagram e Youtube, para receber mais dicas e ofertas imperdíveis.
O boiserie era restrito a ambientes de estilo mais clássico, mas com os anos, passou a ser usado em espaços contemporâneos. Confira essas dicas;