Porcelanatos de grande formatos ou lastras: Conheça tudo sobre esse tipo de piso
Conhecidos também como lastras, os porcelanatos de grande formatos são atualmente os queridinhos dos arquitetos.

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
17 de janeiro 2023
Os porcelanatos de grandes formatos, também conhecidos como lastras, são atualmente os queridinhos dos arquitetos, engenheiros e profissionais de decoração.
Anos atrás, parecia impossível produzir revestimentos que ultrapassassem os 60 centímetros, mas graças a tecnologia, o porcelanato em grandes formatos chegou para surpreender, garantindo um efeito de amplitude e continuidade em qualquer tipo de ambiente.
Conhecendo um pouquinho sobre porcelanatos de grandes formatos
Lastras é o mesmo que porcelanato em grandes formatos, e podem ser aplicados tanto em áreas internas como externas, fachadas, paredes e mobiliário. Esse tipo difere dos que são normalmente utilizados no Brasil, pois são peças grandes que não tem junção, e dão uma sensação de continuidade e amplitude nos ambientes.
Além do custo, os grandes formatos oferecem aos ambientes uma percepção muito superior de valor agregado. Versátil, pode ser usado em móveis ou bancadas, permitindo um revestimento sem emendas, muito mais higiênico e de fácil manutenção, sem contar a durabilidade.
Alguns modelos inspirados, por exemplo, em pedras, além de ser muito atual, diminuíram o custo com relação à obra, deixando o ambiente mais natural.
Outra vantagem é a economia de rejunte. Como as peças são maiores, há menos rejuntes, como também menos emendas.
Pensando na facilidade de limpeza, os porcelanatos de grandes formatos são ideais para áreas com muita circulação, ou banheiros e cozinha, que costumam ser lugares que mais acumulam sujeira. Fácil de limpar, pode ser lavado com frequência, com detergente, saponáceos e outros produtos de limpeza específicos para porcelanatos.
As placas desse tipo de porcelanato alcançam tamanhos variados entre 30 × 180 a 300 × 100. Os mais usados são os porcelanatos de grandes formatos com dimensões de 120 x 120 cm, e os mais conhecidos são:
Por terem poucas junções, as lastras são aliadas à beleza dos materiais. O efeito estético de continuidade no ambiente pode ser uma opção sustentável na substituição das matérias-primas naturais.
Porcelanato polido: por não ter nenhum tipo de ranhura ou rugosidade, com superfície lisa, esse tipo é indicado para áreas secas, como quartos, por exemplo, por serem um pouco escorregadios.
Porcelanato acetinado: menos escorregadios, são ideais para banheiros, área de serviço e cozinha. Vale ressaltar que é importante observar as especificações do produto quanto a aderência, antes da compra.
Porcelanatos Antiderrapantes: indicado para ambientes com grande tráfego de pessoas, onde há riscos de escorregões, como, por exemplo, áreas de lazer, varandas ou garagens.
Porcelanato madeira: esse modelo é perfeito para quem quer um clima mais confortável e natural. Pode ser usado em qualquer ambiente, como quartos, sala e cozinha.
Porcelanato marmorizado: o mármore é reproduzido com fidelidade no revestimento e as peças grandes trazem perfeição e beleza única aos ambientes.
Polido: com o brilho mais intenso que os outros modelos, foi desenvolvido especialmente para cômodos internos ou paredes.
Natural: elaborado especialmente para área externa, não possui brilho. Ideal para comércio, restaurantes, lanchonetes e hotéis.
Rústico: como o próprio nome já diz, ele possui um estilo mais rústico, ou seja, mas áspero e com ou sem relevos para evitar escorregões.
Acetinado: muito usado em áreas internas ou externas com cobertura, como varandas, esmaltado, liso ou fosco.
Confira o passo a passo:
Escolha
Procure os tipos de revestimento mais adequados para o ambiente, o que mais se enquadra ao uso do espaço e aos móveis.
Transporte e içamento
Dê atenção a esse detalhe, pois as lastras são bastante sensíveis, e por isso, deve ter cuidado redobrado ao ser transportada. Confira sempre as especificações para ter certeza que está recebendo o produto conforme encomendado.
Vale atentar as dicas abaixo na hora da conferência: tonalidade, qualidade, quantidade, nome do produto, tamanho. Uma dica é, ao receber, fotografar a referência da caixa e guarda, visto que, cada lote de porcelanato é feito artesanalmente, então se não comprar a quantidade correta e precisar de mais, com a referência facilita uma possível segunda compra de complemento.
Armazenamento
Escolha um local para armazenar as caixas, que devem ser empilhadas na horizontal. O empilhamento não deve ultrapassar o limite de quatro caixas.
Inspeção
Antes de assentar as lastras, procure identificar diferenças nas cores, brilho e dimensões. O ideal é pegar uma caixa e montá-la no chão. Não pise, ande ou apoie nas placas.
Aplicação e cortes
O ideal é usar um andaime fachadeiro ou outro recurso similar que tenha espaço para oferecer mais estabilidade na hora da colocação.
Por serem finos, podem quebrar facilmente, por isso não devem ser assentados com martelo, o ideal é usar uma desempenadeira de madeira com base de borracha.
Quando ao corte, risque com lápis apenas onde será executado o corte. Se ficar marcado, use saponáceo do tipo CIF para remover, ou uma borracha. Evite metais e canetas.
Vale ressaltar que a escolha da argamassa depende do tipo de revestimento. Consulte o vendedor na hora de comprar. Na Carajás você tem uma equipe especializada para ajudar em tudo que precisa para ter a certeza que levará o produto correto para casa.
Seja para ambientes internos ou externos, as lastras podem ser assentadas com juntas de 1,5 mm em pisos e paredes.
Caimentos
Os caimentos usuais de pisos revestidos com cerâmica, matéria-prima das lastras são:
Áreas secas ou molháveis sem ralo: 0,0 a 0,5%;
Áreas molháveis com ralo: 0,5 a 1,5%;
Áreas molhadas: 1,5 a 2,5%.
Assentamento
Tire toda a argamassa de assentamento e rejuntamento, insira o limitador de fundo de junta e por fim, posicione calços no revestimento. Espalhe a massa sobre o emboço com o lado liso da desempenadeira formando um ângulo de 30º, e não esqueça de deixar uma espessura para formar os cordões. Depois passa o lado dentado, formando um ângulo com a parede de 60º, e deixe tudo preenchido.
Para saber se o tempo em aberto da argamassa está no ponto, faça o teste do dedo, tocando o material espalhado. Se ele esmagar e grudar bem, pode ser usado.
Importante: Antes de tudo, escolha bem o profissional que irá realizar a aplicação, pois o porcelanato é muito delicado e esse cuidado é extremamente decisivo para evitar transtornos no projeto.
Vale ressaltar que as lastras também podem ser usadas para a sobreposição, ou seja, quando não se faz a remoção do revestimento existente. Mas isso depende, é claro, do tipo de material existente no local, pois alguns não aceitam piso sobre piso.
A Carajás tem um estoque completo de pisos e revestimentos de diversos modelos e formatos que garantem a entrega com rapidez, sem precisar esperar dias para receber o produto.
Você pode conferir tudo no nosso departamento de pisos e revestimentos, realizar sua compra pelo site ou no nosso APP, ou pelo Televendas através do WhatsApp sem precisar sair de casa.
Não perca nossas ofertas e promoções. Siga-nos nas redes sociais, no Instagram e Youtube para ficar por dentro de tudo.
Conhecidos também como lastras, os porcelanatos de grande formatos são atualmente os queridinhos dos arquitetos.