Rejunte colorido: como incluir o rejunte na decoração e não errar nas cores
Antes das dicas de como usar o rejunte como aliado da decoração da sua casa, vale você saber algumas informações importantes…

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
20 fevereiro 2023
Utilizados para preencher os espaços entre as peças de revestimento, os rejuntes podem trazer efeitos decorativos e oferecer maior destaque às cerâmicas, usado atualmente na decoração de diversos tipos de ambientes.
Existem muitas opções no mercado de rejunte, que, na hora da escolha, sempre surge a dúvida: qual cor escolher para deixar aquele acabamento de primeira? E qual o tipo ideal para cada ambiente?
Antes das dicas de como usar o rejunte como aliado da decoração da sua casa, vale você saber algumas informações importantes.
Argamassa, cimento e rejunte, são três tipos de materiais completamente diferentes, que podem deixar você confuso na hora de escolher os produtos para determinadas partes da obra.
Para entender melhor, vale a pena conhecer as etapas do processo, e as diferenças dos produtos.
O cimento, é um dos protagonistas da construção, usado para quase tudo numa obra. É utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco. Já a argamassa tem a função de assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos, além de ser um perfeito para corrigir as ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.
O rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos, mas suas funções podem ir muito mais além. Para cada parte da obra, é usado um tipo de rejunte, que vamos conhecer agora.
O rejunte é um material cremoso, com várias opções de cores. O tradicional é branco, usado para dar acabamento, vedar, proteger da umidade e evitar que as peças se soltem.
Além dessas funções, é usado para decorar os ambientes, deixando o espaço mais moderno e diferenciado.
Basicamente existem três categorias, que vamos conhecer agora e aprender onde devem ser usados.
O rejuntamento cimentício é usado para pisos, paredes e revestimentos cerâmicos tanto para áreas externas como internas.
Nestes casos, existem dois tipos, o para área externa, que possui maior resistência e pode ser em áreas de maiores dimensões como fachadas, e o interno, onde tem pouco tráfego.
De fácil aplicação, é muito mais barato que os outros tipo, mas tem a desvantagem de ter a superfície mais áspera, o que acaba por aderir sujeira com mais facilidade. O cimentício, pelas suas características, permite realizar juntas de 2 mm até 10 mm.
O rejuntamento acrílico oferece um acabamento de textura mais lisa. É impermeável, composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros.
Bastante resistente a manchas, não permite que a sujeira grude, evitando assim a presença de fungos.
É indicado para superfícies lisas com baixa absorção de umidade, podendo ser utilizado em cerâmica, porcelanato e pastilhas. Não é indicado em ambientes onde existem muito fluxo de umidade, como piscinas e saunas.
O acrílico possui as mesmas finalidades do cimentício, só que também é adequado para revestimento de porcelanato. Permite a realização de juntas de 1 mm até 4 mm.
O rejuntamento epóxi é indicado para todos os tipos de ambientes, incluindo os espaços onde possuem fluxo de água, em azulejos, como: banheiros, cozinhas e piscinas.
Impermeável, possui baixíssima absorção a água. O epóxi realiza juntas de 1 mm até 5 mm.
Independente de qual escolher, todos os tipos podem ser aplicados em diferentes tipos de matérias, sendo alguns, mais viáveis que outros, como explicamos acima.
São indicados para todos os tamanhos de juntas (de 0,5mm a 10mm).
Para as pastilhas de inox, metal e espelhadas, existe um tipo especial de rejunte, que não arranha ou risca as peças no momento da instalação.
Os materiais indicados para a aplicação do rejunte são:
A espessura do rejunte pode variar entre 1 mm e 15 mm, conforme o tamanho do revestimento cerâmico, local e aplicação.
Para áreas externas: o ideal é usar juntas de no mínimo 5 mm, aumentando 1 mm para cada 10 cm de aumento do lado da placa não teladas de lado maior 10 cm. Em porcelanato, usar juntas de no mínimo 3 mm.
Áreas internas: placas com lado maior de no máximo 20 cm, deve-se usar juntas de no mínimo 3 mm, aumentando no mínimo 1 mm para cada 10 cm de aumento da placa.
Atualmente é possível encontrar diversos tipos de rejunte colorido, que pode ser usado em diferentes tipos de materiais e ambientes.
Primeiramente, vamos falar sobre quais as principais recomendações ao tomar essa escolha.
Dependendo do ambiente, se muito movimentado, úmido ou outros fatores, pode acabar desbotando e manchando, como, por exemplo, na cozinha. Respingos de gorduras, molhos, e a circulação, faz com que a escolha para o rejunte seja mais específica.
O branco pode deixar o ambiente com o tempo, com aspecto de sujo. O ideal é optar por cores mais escuras, que combinam com o piso.
Assim também para o banheiro, opte por rejuntes que não acumulam fungos, e que sejam impermeáveis, evitando assim o acúmulo de sujeiras. As cores também devem ser correspondentes ao piso. Além de evitar esses problemas, cores diferenciadas ajudam na decoração do banheiro, deixando-o mais elegante e moderno.
Um detalhe importante é que nem sempre a cartela de cores irá revelar a cor exata do rejunte. Por isso, o ideal é comprar uma pequena quantidade para testar, pois pode variar dependendo da marca. Outro detalhe que não deve passar, é que, depois que se adicionar a água ao rejunte, deve-se esperar no máximo 2h para aplicar o produto.
Se os azulejos forem de cores claras, o ideal é fazer o contraste. Os tons escuros podem ser combinados com azulejos claros ou vice-versa.
O preto-grafite, marrom-café e cinza-outono, tem ganhado destaque nos últimos tempos, ficando perfeito nas cerâmicas de cores mais claras, como azul-claro, branco, off-white (quase branco, ou levemente amarelado, ou acinzentado).
Quando o revestimento é feito em pisos próximos, as cores mais vibrantes podem proporcionar uma sensação de uniformidade e de amplitude. Essa é uma boa estratégia para quem quer disfarçar alguns defeitos de assentamento ou recortes.
A dica é chegar ao mais próximo da cor dos pisos. Exemplo: azul claro com azulejos puxados para um azul mais escuro, que trará um efeito degradê, bastante sofisticado.
A decoração monocromática é feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático, ou seja, quando cria combinações com as variações de tons dentro da mesma cor principal.
Um exemplo simples é adicionar preto a cor base ou branco, criando tonalidades da mesma cor mais claras ou mais escuras.
Nos casos dos rejuntes, deve ser da mesma tonalidade que os móveis, azulejos e outros objetos. Vale ressaltar que não, necessariamente, precisa ser apenas o branco. Existem muitas cores de rejuntes para você escolher conforme a necessidade de cada ambiente.
Uma das utilidades dos rejuntes coloridos, é a possibilidade de formar e acentuar desenhos geométricos tanto em paredes como em pisos.
Neste caso, funciona bem o esquema de cores inverso: pisos claros com rejunte de cor mais escura. Se as peças dos azulejos são mais escuras, o rejunte deve ser mais claro.
Com o contraste, o desenho geométrico que você deseja exibir e também pode dar um aspecto 3D deixando a decoração perfeita.
Quer dar um toque vintage ao ambiente? Basta trabalhar com azulejos e rejunte colorido.
O clássico preto e branco dos anos 70, 80, 90 são perfeitos para proporcionar esse estilo. Outras cores também podem causar impacto e deixar o ambiente super diferenciado.
Cores fortes, como amarelo, podem receber rejuntes de cores alaranjadas ou esverdeadas, destacando mais ainda o espaço.
Se você ama ambientes mais iluminados, o rejunte com brilho pode causar esse impacto. Cores douradas e prata são perfeitas para transformar um ambiente simples em um local charmoso e refinado.
O rejunte colorido faz parte da decoração e pode transformar totalmente os ambientes, dando mais vida, elegância e amplitude, seja para decoração de cozinha, banheiro, salas ou até na decoração de piscinas. O rejunte para piscinas pode ser o cimentício aditivado ou o rejunte Epóxi.
Após algum tempo, o rejunte pode apresentar alguns vestígios de desgastes ou sujeiras, que pode ser resolvido facilmente com a tinta para rejunte. Super prático, é uma forma de manter o revestimento impecável. Outro detalhe é que, dependendo da cor do rejunte, pode ser alterado com as tintas para rejuntes.
Neste caso, é preciso seguir algumas etapas para a aplicação:
Leia sempre a instrução do fabricante para não errar na hora da aplicação. Alguns produtos já vem com aplicador, facilitando o uso direto. Normalmente o prazo para secar é de até 48 horas.
Quarto e salas (Acabamento áspero): se o piso for de porcelanato, cerâmica ou pastilhas de vidro, o recomendável é o rejunte cimentício, sendo de fácil limpeza.
Banheiro, cozinha, garagem e lavanderia (acabamento liso): porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro, é recomendado para esses ambientes o rejunte acrílico, com facilidade de limpeza média.
Piscinas e fachadas (acabamento liso): em piscinas onde tem porcelanato, cerâmica ou pastilhas de vidro, o recomendável é o rejunte epóxi, pois evita o esfarelamento do rejunte e tem facilidade de limpeza alta.
Na Carajás você encontra diversos tipos de revestimento, pisos e acabamentos para transformar seu lar e deixá-lo do jeito que deseja.
Temos piso de porcelanato, piso cerâmico, laminado, vinílico, emborrachado, piso de madeira, pedras naturais com diversas cores e formatos e muito mais.
Além disso, temos tudo que precisar para sua construção, com facilidade de pagamento e preços que cabem no seu bolso.
Você encontra argamassa e rejunte coloridos para deixar seu ambiente super moderno e transformado. Navegue pela categoria e conheça todos os tipos de revestimentos.
Acesse nosso site para conhecer esses e outros produtos e nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essa, no Instagram e Youtube.
Ah, você ainda pode comprar tudo sem sair de casa. Basta baixar nosso APP ou nos contatar pelo televendas, através do WhatsApp.
Simples, fácil e rápido. Ta esperando o que para deixar seu lar renovado?
Antes das dicas de como usar o rejunte como aliado da decoração da sua casa, vale você saber algumas informações importantes…