O que esperar do mercado varejista esse ano?
O Nordeste vem conquistando maior relevância no cenário econômico nacional. Fique por dentro do que podemos esperar para esse ano do mercado varejista.

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
20 fevereiro 2023
O mercado varejista, cresce a cada ano e é o setor que atende diretamente o consumidor final, diferente do atacado, que negocia produtos em grandes quantidades tanto para fornecedores quanto em alguns casos para o cliente final.
A comercialização do varejo, pode acontecer por meio de diversos canais, como, por exemplo, pelo telefone, internet (e-commerces) ou venda pessoal diretamente nas lojas.
O Nordeste vem conquistando maior relevância no cenário econômico nacional. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são cerca de 24,2 mil unidades de franquias atualmente localizadas na região, e que faturaram, no ano de 2020, um total de R$ 24,07 bilhões.
Com tantos indicadores positivos, não é de estranhar que o Nordeste esteja se tornando uma das regiões do Brasil que mais cresce, especialmente para redes varejistas nacionais.
A Carajás é uma dessas empresas que vem ganhando destaque na região. O Home Center alagoano tem tudo o que precisa para a reformar, construir ou decorar, e ao longo dos anos vem expandindo sua marca no Nordeste.
Atualmente, possui lojas nos estados de Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, além de também vender produtos através da internet (e-commerces), pelo site, e/ou pelo Televendas, para diversas partes do Brasil.
Comemorando mais um aniversário neste mês de março, a Carajás já conquistou o 6º lugar no ranking nacional da Anamaco e 1º lugar no estado de Alagoas — uma das maiores referências no setor de construção e varejo do país.
Com o crescimento da marca e o ritmo acelerado de expansão, vários setores da região são beneficiados, como, por exemplo, o de empregos, a redução das desigualdades sociais, e ainda o crescimento econômico.
Com mais lojas sendo inauguradas, as atividades econômicas da região tendem a subir, ajudando o estado a investir na infraestrutura pública, em capital humano, na educação e outros benefícios para tornar a região mais atrativa para o comércio e melhor para a população.
O varejo é um dos principais setores responsáveis pela sustentabilidade da economia.
O varejo precisa contar com processos sistematizados, para poder atender todos os clientes. Por exemplo, a Carajás investiu na capacitação dos funcionários, e na infraestrutura de TI para atender melhor seus consumidores.
É possível oferecer, além dos produtos de qualidade, informações mais precisas para o cliente, espaços confortáveis e seguros nas lojas físicas, estacionamento e tudo que deixe o cliente mais confortável.
Desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo, faz parte do empreendedorismo.
Nas lojas da Carajás, é possível encontrar uma ampla variedade de mercadorias, organizadas por categoria em diferentes seções no espaço físico de varejo, e funcionários dispostos e treinados para tirar todas as dúvidas e explicar as funcionalidades do item.
Já no site, é possível encontrar, assim como também na loja, categorias de produtos, como: construção, tecnologia, decoração e muito mais.
Há uma ampla variedade de itens para atender diversos públicos, incluindo Beleza e Estética.
Outro setor que se destaca, é Áudio e Video. Produtos como: caixa de som, amplificadores, microfone, etc., são vendidos no site e nas lojas físicas, abrindo mais chance para o consumidor comparar preços e condições.
A tecnologia também é fundamental, pois possibilita a integração entre clientes e fornecedores; cada vez mais conectados à internet em busca de facilidade, preço e qualidade, investir na transformação digital da rede, modernizar e trazer a integração entre os ambientes é a chave do sucesso para angariar mais vendas, e atrair o consumidor.
O varejo não só abre oportunidades para o consumidor comprar o que precisa em quantidade específica, mas também possibilita comparar os preços e condições, em suma, é possível vender uma variedade de produtos e expor aos clientes itens diferenciados.
Ao consolidar uma variedade de mercadorias em um local, como a Carajás tem efetuado, possibilita o aumento do potencial de vendas da marca, atraindo clientes de outros segmentos.
É claro que o varejista enfrenta desafios. Por isso, ter boas estratégias e ações certeiras é fundamental para o progresso. É preciso, além de aderir às boas práticas do Marketing Digital, pensar no consumidor de forma geral, em suas necessidades e na praticidade.
Empresas que adotam a tecnologia, seja para melhorar processos de gerenciamento, ou para promover compras mais assertivas, oferecem melhores opções de compra, qualidade de produto e prazo de entrega mais rápido.
Seja pela internet ou nas lojas físicas, o bom atendimento é o que difere da concorrência. Observar a mudança de comportamento dos consumidores acelera a digitalização dos negócios, e a experiência omnichannel pode ser a melhor forma de garantir essa comodidade.
A Carajás tem trabalhado para alcançar esse patamar, e continuar dentre outras empresas uma das melhores no nicho.
Se quiser saber mais sobre tudo que a Carajás tem para oferecer, novidades, ofertas, serviços, tendências do mercado, dicas e muito mais, basta acompanhar as redes sociais, no Instagram e Youtube, ou baixar o APP e ficar por dentro das novidades.
O Nordeste vem conquistando maior relevância no cenário econômico nacional. Fique por dentro do que podemos esperar para esse ano do mercado varejista.