Que rolo escolher na hora da pintura: dicas para não errar na hora da compra
Escolher os instrumentos com sabedoria, irá evitar transtornos na hora da pintura. E por isso, preparamos algumas dicas importantes;
Confira!

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
30 agosto 2023
Chegou a hora de dar um toque mágico à sua casa e transformá-la em uma nova camada de cor e vida!
Mas, espera aí, antes de pegar os rolos, vamos conversar sobre como escolher os materiais certos e evitar transformar o processo de pintura em um verdadeiro enigma.
Escolher os instrumentos com sabedoria, irá evitar transtornos na hora da pintura, além de conseguir o resultado esperado, garantindo satisfação e perfeição.
Por isso, na hora de escolher um rolo para pintura, vale a pena considerar diversos fatores que podem afetar o resultado e a eficiência do trabalho.
Os rolos para pinturas não são iguais, e cada um pode dar texturas diferentes na sua parede. Além de vir com diferentes materiais, texturas e tamanhos, cada um deles é adequado para diferentes tipos de superfícies e tintas.
Abaixo, você vai conhecer os tipos de rolos, as diferenças entre eles e como o material influencia no resultado, como também algumas dicas para conservação e troca desses materiais.
Esse tipo de rolo para pintura é um dos mais comuns e versáteis. Podem ser usados em uma variedade de superfícies perfeitos para tintas à base de água e acrílicas. Você pode encontrar tanto em lã natural ou sintética, para criar superfície uniforme e lisa.
Esse modelo é super indicado para superfícies lisas, como portas e móveis. O acabamento com esse modelo tende a ser mais suave, por isso, não é muito recomendado para usar com tintas mais espessas.
É um tipo de rolo bastante usado para aplicação de texturas em paredes. As fibras da pele de carneiro retêm mais tinta, criando uma textura muito interessante.
São perfeitos para usar com tintas à base de água e tintas de esmalte. A microfibra minimiza as marcas do rolo e proporciona uma cobertura uniforme.
Como o próprio nome já diz, esse modelo é perfeito para não deixar respingos indesejados de tinta; por isso, é super indicado ao trabalhar com tintas mais espessas.
Os diferentes tipos de materiais podem influenciar no resultado. Veja os prós e contras abaixo;
A lã natural, por exemplo, oferece melhor absorção e distribuição de tinta, resultando em uma cobertura uniforme; por isso, é indicado para tintas mais grossas. Já a lã sintética, sendo um pouco similar a lã natural, é menos propensa a soltar fiapos; o que a faz ser indicada para tintas à base de água.
Os rolos de espuma podem deixar o acabamento mais liso e suave, porém, se usar tintas grossas, podem criar bolhas. Já o rolo de microfibra, é recomendado para paredes bem lisas, por minimizar marcas.
Imagine usar um rolo gigante em um quarto pequeno, ou um rolo pequeno para uma grande sala? Ou seja, o tamanho irá depender das dimensões de cada cômodo e do efeito que você deseja alcançar.
Rolos com largura de 9 a 12 polegadas (aproximadamente 23 a 30 cm) são ideais, pois, além de reduzir o tempo gasto na pintura, permite uma cobertura mais eficiente em paredes mais largas. Para os cantos e áreas detalhadas, você pode usar rolo menor de 4 a 6 polegadas (10 a 15 cm) à mão.
Para essas áreas que são mais compactas, o ideal é usar rolos com largura de 4 a 6 polegadas (10 a 15 cm), por facilitarem a pintura em espaços mais apertados, como também ao redor de detalhes, como molduras de janelas e interruptores.
Dependendo do tamanho, por exemplo, se for estreito, rolos de 4 a 6 polegadas (10 a 15 cm) são apropriados por permitir uma aplicação mais precisa e uniforme.
Rolo mais longo, de 9 a 18 polegadas (23 a 45 cm), são ideais para pintar o teto. Mas, atente-se ao tamanho, pois os rolos mais longos facilitam a cobertura rápida de áreas maiores, como tetos abertos e espaçosos.
Se a parede está com texturas, neste caso, um rolo de textura específico é uma escolha excelente. Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de texturas, dá uma lida nesse artigo, para ficar por dentro de mais dicas interessantes: Transformando seu ambiente: ‘Texturas para renovar sua casa’
Após o uso, é necessário remover toda a tinta. Use água para tintas à base de água e solvente para tintas à base de óleo. Após a limpeza completa, seque bem antes de guardar.
Caso você for usá-lo no dia seguinte, basta apenas envolvê-lo em plástico ou colocá-lo em um saco selado, assim evitará que a tinta seque.
Troca de Rolos: vai depender muito da qualidade do rolo, da tinta e do tamanho do projeto. O ideal é que seja feita a troca quando notar que está começando a deixar marcas indesejáveis ou soltando fiapos.
Descarte-o conforme as regulamentações locais para produtos químicos e resíduos.
Agora que você já conhece um pouco os diferentes tipos de rolos para pinturas, é só por as mãos na obra. Aproveite para comprar os produtos no nosso site, ou pelo aplicativo Carajás, ou Televendas, sem precisar sair de casa.
Navegue pelo site para encontrar tudo que precisar para deixar seu lar com o acabamento perfeito.
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, tanto no Instagram e YouTube.
Escolher os instrumentos com sabedoria, irá evitar transtornos na hora da pintura. E por isso, preparamos algumas dicas importantes;
Confira!