Limpeza da piscina: produtos indispensáveis para a manutenção
Deixar a sua piscina sempre limpinha não é uma tarefa difícil. Confira as dicas da Carajás e aproveite para realizar a manutenção da sua com conforto e segurança!

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
Se você tem piscina em casa, deve saber que é fundamental deixá-la sempre limpa. Além de evitar o acúmulo de sujeiras, a limpeza da piscina também impede a proliferação de micro-organismos que são prejudiciais à saúde.
Mas é preciso adotar alguns cuidados para higienizar o reservatório de maneira correta viu? Para garantir uma limpeza e manutenção realmente eficaz é necessário ter em mãos alguns produtos indispensáveis como cloro e clarificante, por exemplo.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, leia este artigo até o final e confira o você deve ter para a manutenção da sua piscina. Os seus momentos de lazer estarão garantidos com muito conforto e segurança.
Precisou de alguma coisa? Compre tudo sem sair de casa navegando pelo site da Carajás!
O cloro talvez seja o produto mais conhecido utilizado para a manutenção e limpeza da piscina não é mesmo? Ele funciona como uma espécie de desinfetante, eliminando agentes prejudiciais à saúde que podem estar presentes na água.
Mas o cloro precisa ser usado na medida exata para surtir o efeito esperado. Se for utilizado em excesso pode causar irritações nos olhos e pele dos banhistas, e, se for aplicado de forma escassa, deixa de ter ação desinfetante.
Existem diversos tipos de cloros disponíveis no mercado e você pode escolher um mais adequado ao PH da água da sua piscina. A quantidade e frequência de aplicação depende de muitos fatores, como temperatura do ambiente em que a piscina está instalada, tamanho e material do reservatório.
Também é importante levar em consideração a estação do ano em que a piscina está sendo usada. Durante o inverno, o seu uso tende e a ser reduzido. Aí você pode optar por um cloro com baixo teor ativo.
O cloro estabilizado é um dos mais indicados porque promove maior equilíbrio químico e evita a sua evaporação. Se você quer um produto completo, opte pelo cloro multiação porque, além de combater bactérias, também tem ação anti-algas e clarificante.
De uma maneira geral, o cloro pode ser encontrado nas versões: líquida (possui fácil dissolução e baixo investimento), granulada (o mais utilizado para o tratamento de piscinas), tablete/flutuante (o cloro é liberado gradativamente) e pó (é bem semelhante ao cloro granulado, e o que varia é apenas a textura do produto).
Antes de começar a clorar a piscina, você deve garantir alguns equipamentos de proteção, como luvas, óculos e máscara. Também é importante verificar o PH da piscina, que deve estar entre 7,0 e 7,6. Já a alcalinidade deve permanecer entre 80 a 120 ppm.
*Deixe a água filtrando por uma horinha para que o cloro se espalhe de maneira homogênea;
*Nunca jogue o cloro diretamente na superfície da piscina;
*Nunca misture o cloro no balde com as mãos. Essa é uma substância oxidante que pode causar danos à pele.
*Como o cloro é volátil, ele pode evaporar na presença do sol. Por isso, prefira clorar a piscina à tarde ou à noite.
O clarificante é um produto usado para manter a água da piscina sempre cristalina. Ele não interfere na composição química da água e é útil quando ela está turva, esbranquiçada ou com aspecto leitoso.
Geralmente, o clarificante é utilizado uma vez por semana e é preciso diluí-lo. Fique atento ao rótulo do produto e siga o passo a passo certinho ok?
Antes de aplicar a substância, meça os parâmetros da água como o PH, alcalinidade e quantidade de cloro empregada. Quando esses níveis estão desproporcionais ou desregulados, o clarificante pode não fazer efeito.
Para cada 1.000 litros de água, use de 5 a 6 ml de clarificante. Após a aplicação, deixe o filtro da piscina ligado por 6 horas. Depois do procedimento, deixe a água da piscina “repousar” por aproximadamente 12 horas. É importante destacar que a piscina NÃO PODE ser utilizada durante este período, combinado?
Com essa dica, a manutenção e limpeza da piscina ficou fácil!
O pH é responsável por praticamente todas as reações químicas que ocorrem diariamente na sua piscina e pode ser: ácido, neutro ou alcalino. A escala do PH varia entre 0 a 14, mas, para desfrutar de uma piscina de qualidade, o pH da água do reservatório deve variar entre 7,0 a 7,6.
Para medir o pH é só comprar uma fita teste e, conforme os resultados encontrados, fazer uso dos produtos necessários. Para deixar o pH da água da sua piscina em níveis adequados é que existe o chamado elevador ou redutor de pH, já ouviu falar?
Ele serve para deixar o pH sempre adequado e é super simples de usar. Dilua a substância em um balde com água da própria piscina e despeje-o em toda a superfície. Mantenha o sistema da piscina ligado por uma horinha e meça de novo o pH no dia seguinte. Depois é só fazer os ajustes para a limpeza da piscina, se necessário.
Quem gosta de uma piscina com algas? Ninguém! Elas geralmente aparecem devido à água da chuva. É por isso que existe o algicida, que é um produto que pode ser utilizado no mesmo dia de uso do cloro.
Existem dois tipos de algicidas. O algicida de manutenção deve ser utilizado uma vez por semana. Já o algicida de choque deve ser usado somente se a sua piscina esverdear. Se isso acontecer, é importante fazer uma limpeza das paredes e do fundo da piscina com uma escova para que as algas se desprendam da superfície.
O algicida também contribui com a limpeza da piscina e é um produto obrigatório que você precisa ter em casa. A quantidade a ser utilizada pode variar de marca para marca. Mantenha o produto fora do alcance das crianças e de animais domésticos.
DECANTADOR + LIMPADOR DE BORDAS
O decantador faz com que sujeirinhas (areia, pó e material orgânico) misturadas à água se acumulem no fundo da piscina para que possam ser removidas posteriormente. Para garantir que o produto tenha efetividade, primeira faça a peneiração e medição dos parâmetros da água.
Já o limpador de bordas pode deixar a limpeza da piscina ainda mais completa porque é capaz de remover até resíduos de bronzeadores e suor que se acumulam nas bordas. Para aplicar o produto, não se esqueça de ter em mãos uma esponja macia que vai garantir que ele seja aplicado sem desperdício!
BÔNUS: ACESSÓRIOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU KIT LIMPEZA
ATENÇÃO ESPECIAL AO FILTRO E BOMBA DA PISCINA
Você sabia que o filtro é responsável por cerca de 50% do tratamento da água da piscina? Saiba que o filtro deve ficar ligado por, pelo menos, seis horas por dia no verão e, no inverno, a mesma carga horária, mas em dias alternados.
No entanto, a quantidade de horas pode sofrer algumas variações dependendo do tamanho da sua piscina, tipo de bomba e motor. Existem vários modelos de filtros disponíveis no mercado, mas os mais comuns são o de areia e o de cartucho. O filtro de areia é o mais popular e tem vida útil de até 10 anos. A limpeza da piscina é feita pela sucção da água para um depósito de areia.
Já o filtro de cartucho conta com cartuchos removíveis que devem ser substituídos de maneira periódica.
A peneira é um dos acessórios essenciais que possuem menor custo. Ela é conhecida por coletar folhas, galhos de árvores, cabelos, insetos e poeira em geral que ficam retidos sobre a superfície da piscina.
Já o aspirador é um equipamento que faz justamente o contrário: atua removendo os resíduos que ficam acumulados no fundo. O aspirador pode ser acoplado à bomba da piscina ou ao bocal de aspiração durante a limpeza da piscina.
Para deixar o tanque sempre limpinho, é interessante aspirá-lo pelo menos uma vez por semana, mas se você costuma usar ela com frequência, pode repetir o procedimento mais vezes.
A mangueira flutuante é utilizada para fazer a aspiração da sujeira da piscina, interligando o aspirador e a sucção da bomba. Escolha um modelo leve e de fácil manuseio. Os modelos disponíveis no mercado são resistentes aos raios ultravioletas e geralmente são transparentes, o que permite visualizar melhor a limpeza da piscina.
A escova, por sua vez, é capaz de tirar aquelas manchinhas chatas que insistem em aparecer nas paredes, sabe? Quando for escolher a sua, opte por escovas de nylon, para piscinas de fibra, vinil ou azulejo, ou escovas de aço, indicada apenas para piscinas de azulejo.
Já o cabo telescópico é usado para acoplar a peneira, a escova e o aspirador. É com ele que você será capaz de alcançar até os pontos mais difíceis do tanque. O comprimento desse produto pode variar, mas os mais utilizados são cabos de 3, 4, 5 e 6 metros.
Os flutuadores são acessórios que ajudam a manter os níveis de cloro na medida certa. Ele é capaz de distribuir a substância de maneira homogênea pela água e garante maior eficiência química durante a manutenção e limpeza da piscina.
Composto por uma caixinha de plástico, esse objeto contém um espaço para colocar o cloro em tabletes que, posteriormente, será dissolvido. Mas atenção: o seu uso não é indicado em piscinas de vinil ou fibra de vidro porque pode danificar o material. Sempre leia o rótulo do produto antes de comprar.
Com essas dicas, a Carajás tem certeza que você não terá mais dúvidas para realizar a limpeza da sua piscina não é mesmo? Faça a sua listinha de compras e compre tudo sem sair de casa navegando pelo site da Carajás!
Deixar a sua piscina sempre limpinha não é uma tarefa difícil. Confira as dicas da Carajás e aproveite para realizar a manutenção da sua com conforto e segurança!