Dicas para telhado: tudo o que você precisa antes de escolher!
Considerar diversos aspectos, como: materiais indicados, produtos com bom custo-benefício, durabilidade, proteção e estética, evitam problemas futuros; confira as dicas!

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
26 julho 2023
Ao construir um telhado, é fundamental equilibrar as necessidades práticas com as preferências estéticas, considerando o clima e as condições locais.
Mas, existem outros fatores que devem ser analisados antes da construção, afinal, o telhado é uma das partes mais importantes da obra, pois, além de proteger a edificação contra intempéries, garante conforto e segurança aos ocupantes.
Considerar diversos aspectos, como: materiais indicados, produtos com bom custo-benefício, durabilidade, proteção e estética, evitam problemas futuros e garantem um telhado funcional e esteticamente agradável.
As telhas de cerâmicas são uma das opções mais tradicionais e utilizadas. Além de serem muito duráveis, podendo suportar adversidades ao longo de várias décadas, são resistentes ao fogo, característica importante para aumentar a segurança da construção.
É possível encontrar no mercado uma boa variedade de cores e formatos, o que permite adaptar a diferentes estilos arquitetônicos.
Esse tipo de telha possui boas propriedades isolantes, contribuindo para manter a temperatura interna da edificação mais estável, reduzindo a necessidade de uso de ar condicionado ou aquecedores.
As telhas cerâmicas não exigem uma manutenção constantemente, apenas limpeza periódica é suficiente para mantê-las com aparência e funcionalidade. Considerando sua longa vida útil e suas propriedades físicas, apresentam um bom custo-benefício.
Conhecidas pela sua resistência e durabilidade, são muito mais pesadas que as cerâmicas, mas proporcionam uma boa relação custo-benefício, principalmente se forem colocadas em grandes áreas.
Feitas a partir de uma mistura de cimento, areia e outros agregados, essas telhas passam por um processo de prensagem e cura, resultando em uma peça sólida e bastante resistente.
Uma das vantagens desse tipo de telha é que podem suportar condições climáticas adversas, como ventos fortes, chuvas intensas e até mesmo granizo, sem perder suas propriedades estruturais.
Assim como as de cerâmica, podem ser encontradas em diversas cores, permitindo harmonização com o estilo arquitetônico. Algumas ainda podem apresentar texturas que simulam outros materiais, como madeira ou pedra.
Outra vantagem é em relação ao isolamento térmico e acústico, A telha de concreto permite manter a temperatura interna da edificação mais estável, reduzindo a transmissão de ruídos externos.
Requerem pouca manutenção ao longo do tempo, e também são resistentes ao fogo, conferindo maior segurança à construção.
As telhas metálicas são fabricadas de diferentes tipos de metais, sendo os mais comuns o aço galvanizado, alumínio, cobre e zinco. Cada um desses tipos de matérias oferecem características e benefícios diferentes, que você vai conhecer agora.
Aço galvanizado: feitas de aço revestido com uma camada de zinco, que protege o aço da corrosão causada pela exposição ao ar e à umidade, as telhas metálicas de aço galvanizado, são conhecidas por sua longevidade e resistência.
O aço galvanizado é relativamente leve, o que pode facilitar a instalação e reduzir o peso total no telhado em comparação com outros materiais mais pesados. Estão disponíveis em diferentes perfis e estilos, podendo imitar telhas cerâmicas, ripas, entre outras opções.
Alumínio: o alumínio é um material leve, tornando as telhas de alumínio uma escolha adequada para projetos onde a carga do telhado precisa ser minimizada. Resistente à corrosão, as telhas de alumínio são bastante usadas em áreas úmidas ou próximas do mar, são duráveis, com uma vida útil longa.
Cobre: têm uma aparência distintiva, com uma cor vermelho-alaranjada quando novas, que com o tempo, adquire uma pátina verde característica, dando um charme especial ao telhado. Altamente durável e resistente à corrosão, suporta condições climáticas severas, podendo ter uma vida útil bastante longa.
O cobre é um excelente condutor térmico, ajudando a manter a casa mais fresca no verão.
Zinco: conhecido por sua durabilidade e resistência à corrosão, são mais indicadas para ambientes úmidos e salinos. Possui uma aparência moderna e contemporânea, com uma cor cinza ou prateada, e é um material reciclável, o que o torna uma escolha ecológica para projetos de construção sustentáveis.
As telhas de fibrocimento, são fabricadas a partir de uma mistura de cimento, fibras de celulose e outros materiais, como sílica e fios sintéticos, que são comprimidos e moldados em folhas de telhas
Duráveis e resistentes, também podem suportar condições climáticas adversas, incluindo ventos fortes, chuvas intensas e exposição ao sol. São bastante leves, facilitando muito a instalação, e podem ser encontradas em uma variedade de perfis e tamanhos, permitindo que sejam usadas em diferentes tipos de telhados e arquiteturas.
Costumam ser mais econômicas, em comparação com outras opções de telhado. Algumas são fabricadas com e fibras de celulose reciclada, tornando-as uma opção mais ecológica em comparação com outros materiais de cobertura.
Vale ressaltar que as telhas de fibrocimento modernas são produzidas sem amianto, mas é importante verificar as regulamentações locais e as especificações do produto para garantir que ele seja seguro e esteja conforme as normas de construção da região.
Também conhecidas como telhas isolantes, são um tipo de material que oferece benefícios adicionais de isolamento térmico e acústico, além de servir como proteção contra as adversidades climáticas.
São compostas por três camadas principais:
A principal característica desse tipos de telhas é o núcleo isolante, que além de reduzir a transferência de calor, mantendo o ambiente interno mais fresco durante o calor do verão e mais quente durante o frio do inverno, possui propriedades acústicas, absorvendo o som, reduzindo a propagação do ruído externo, tornando o ambiente interno mais confortável e tranquilo.
São duráveis e resistentes, podendo ser encontradas em diferentes tamanhos e perfis.
Resistentes ao calor, transporte e manuseio, as telhas de PVC são 100% recicláveis. Elas são ótimas soluções para cobrir a casa e evitar quebras. Porém, embora sejam resistentes, em lugares onde há chuvas de granizo constantes, como no Sul do país, é possível que a telha sofra alguns danos e a propagação do som do gelo batendo na telha incomode.
Além das telhas, existem outros matérias importantes para garantir um telhado seguro e funcional. Neste conteúdo: Tudo que você precisa saber antes de começar a construir sua cobertura você encontra mais dicas, como tipos de mantas, forros e tipos de coberturas.
A impermeabilização também é muito importante, pois impedirá infiltração em paredes externas ou telhados, evitando o surgimento dos efeitos nocivos da umidade. Aprenda a forma correta de impermeabilizar, lendo esse artigo: 7 erros que não devem acontecer na hora de impermeabilizar.
Pronto, agora você já sabe tudo que precisa para começar a construir seu telhado.
Não se esqueça que, ao construir um telhado, é importante encontrar o equilíbrio entre as necessidades práticas e as preferências estéticas, considerando o clima e as condições locais.
Existem diversas opções disponíveis, e cada tipo de telha possui suas vantagens específicas.
Na Carajás, você encontra uma ampla variedade de produtos para diferentes projetos de telhado. Confira em nosso site a diversidade de opções, desde o início da construção até a finalização do telhado.
Nossa equipe está pronta para auxiliar na escolha do melhor material para o seu projeto, garantindo um resultado funcional e esteticamente agradável.
Você pode contar com os canais de venda, através do WhatsApp, ou pelo aplicativo Carajás, ou ir diretamente em uma de nossas lojas e conversar com os vendedores capacitados para dar todo suporte necessário.
Siga nossas redes sociais no Instagram e YouTube para ficar por dentro de mais artigos interessantes como esse.
Considerar diversos aspectos, como: materiais indicados, produtos com bom custo-benefício, durabilidade, proteção e estética, evitam problemas futuros; confira as dicas!