Dia do nordestino: entenda história da comemoração
Oito de outubro é dia para celebrar toda a cultura nordestina, uma grande homenagem aos nove diferentes estados. Entenda história da comemoração.

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
07 de outubro 2022
Oito de outubro é dia para celebrar toda a cultura nordestina, uma grande homenagem aos nove diferentes estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Criada em 2009, após uma votação na câmara de vereadores, a data foi escolhida para homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002).
Um dos principais representantes da cultura nordestina, suas músicas foram gravadas por cantores como Luiz Gonzaga.
Patativa do Assaré, foi um dos principais poetas e representantes da arte nordestina do século XX. Natural do município de Assaré, no Ceará, cresceu na zona rural e sentiu na pele o sofrimento do homem sertanejo.
Ainda menino, teve grande interesse pela cultura popular e pela leitura: lia cordel, tocava viola e já tinha gosto pela poesia. Repentista, Patativa retratava a vida do povo do sertão de forma poética.
Quando jovem adulto, recebeu o apelido Patativa em alusão a um pássaro amazônico. Ficou famoso Brasil afora quando em 1964 seu poema “Triste Partida” foi musicado por Luiz Gonzaga.
Embora nunca teve pretensão de ser poeta, ficou conhecido internacionalmente como tal e teve diversos de seus livros traduzidos para vários idiomas.
Em 2019, porém, a lei 17.145 revogou o texto original e acabou alterando a homenagem aos nordestinos para o dia 2 de agosto – dia em que morreu o pernambucano Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’. O artista foi responsável por popularizar a cultura do forró por todo o Brasil.
Luiz Gonzaga (1912-1989) era instrumentista, cantor e compositor nordestino. Um dos primeiros porta-vozes do Nordeste, o “Rei do Baião” levou os ritmos nordestinos para todo o país e para fora dele: do baião ao xote e do xote ao xaxado. Sua canção mais famosa –“Asa Branca” – lançada em 1947 ainda é um dos maiores clássicos da música brasileira. O instrumento que é mais associado a Luiz Gonzaga é a sanfona, símbolo da cultura musical nordestina.
O Nordeste é uma região extensa e variada. Os estados apresentam diferenças em suas manifestações culturais e costumes, mas muitas características em comum marcam a região.
O estado é famoso por suas festas e manifestações culturais como:
As comidas nordestinas mais famosas são: acarajé, vatapá, moqueca, buchada de bode, baião de dois, caranguejo, paçoca de carne, caruru.
O dia do nordestino está vinculado às propostas que defendem os direitos da comunidade nordestina e reforçam o orgulho das raízes.
Infelizmente, ainda há quem tente diminuir o povo da região pelos sotaques, seca e condições socioeconômicas, baseado em desinformação e preconceito, sem conhecer a história da população nordestina que participou não apenas da construção da infraestrutura brasileira, como também da produção intelectual e cultural nacional.
O povo nordestino é um povo que constrói. Constrói laços, conhecimento, agrega com sua rica e diversa cultura.
A Carajás se orgulha por partilha desse desejo de construção. Somos uma empresa nordestina que atende ao Brasil inteiro.
Nascemos em Macéio em 1947 e com esforço e dedicação nos transformamos em um dos mais importantes home centers do Brasil, ocupando a 8ª posição no ranking das lojas de material de construção, segundo a Anamaco.
E, para comemorar esse dia, preparamos diversas ofertas em nosso site, para todo nordestino e todo Brasil poder realizar seus sonhos e crescer a cada dia mais e mais. Temos uma variedade de produtos para construir, reformar e decorar seu lar, com preços especiais.
Visite nosso site ou baixe nosso aplicativo para ficar por dentro de todas as ofertas. Você ainda pode comprar pelo Televendas, sem sair de casa, através do WhatsApp.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, Instagram e Youtube e ficar por dentro de conteúdos interessantes como esse.
Oito de outubro é dia para celebrar toda a cultura nordestina, uma grande homenagem aos nove diferentes estados. Entenda história da comemoração.