Cuscuz se come com colé: curiosidades sobre o cuscuz e cuscuzeiras
O cuscuz é um prato muito fácil de preparar, além de ser uma opção nutritiva e saborosa. Conheça algumas curiosidades.

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
14 de junho 2023
Hoje viemos falar de um dos pratos mais típicos do nordeste: o cuscuz, feito com farinha de milho.
Preparado na cuscuzeira, tem origem nos tempos pré-coloniais, quando os indígenas já usavam essa espécie de utensílios para cozinhar mandioca.
Com a chegada dos portugueses, o prato foi se adaptando à culinária local, e a cuscuzeira passou a ser um dos objetos mais comuns nas cozinhas nordestinas.
Feita geralmente de alumínio ou cobre, tem um formato cilíndrico com duas partes: uma que serve de base para colocar a água, e outra para acomodar a farinha de milho.
Quando aquecida, a água da base produz vapor que sobe e cozinha a farinha de milho. Após o cozimento, o cuscuz é desinformado e pode ser servido com diversos acompanhamentos, como ovo, manteiga, queijo, carnes e legumes.
Com o passar dos anos, a cuscuzeira se tornou uma espécie de símbolo da cultura nordestina. Praticamente é encontrado em todas as residências da região.
O cuscuz além de ser um alimento saboroso, tem muita fonte de energia, e pode ser consumido em diversas ocasiões, podendo ser preparado de diferentes maneiras.
Embora não se tenha essa informação com precisão, suponha-se que foi inventada pelas tribos indígenas no Brasil, que possuíam utensílios parecidos.
A cuscuzeira é um utensílio prático para cozinhar o cuscuz no vapor, permitindo que o calor seja distribuído uniformemente, resultando em um cuscuz cozido perfeitamente.
Uma curiosidade interessante sobre o cuscuz, é que, inicialmente, era preparado com a mandioca, em formato de bolos e em panela de barro. Com os anos, passou a ser feito com farinha de milho, ganhando ingredientes e variações de preparo.
O cuscuz é um prato muito fácil de preparar, o que o torna popular, além de ser uma opção nutritiva e saborosa.
As cuscuzeiras tradicionais possuem um design característico, e embora na grande maioria são de alumínio, podem ser encontradas em outros materiais, como aço inoxidável e cerâmica.
Além de preparar o cuscuz, a cuscuzeira pode ser muito versátil, podendo ser usada para cozinhar outros alimentos no vapor, como legumes e peixes.
Existem diferentes tipos de cuscuz ao redor do mundo. No Brasil, o cuscuz nordestino é feito de farinha de milho, enquanto no Marrocos, por exemplo, o cuscuz é feito de sêmola de trigo.
No Nordeste brasileiro, o cuscuz é um prato típico do café da manhã, servido com manteiga, leite, queijo, ovos ou acompanhamentos salgados, como carne seca.
Na Argélia, Marrocos, Tunísia, Líbia e Egito, é consumido em diferentes variações e combinações de ingredientes.
O cuscuz é um dos alimentos preferidos dos vegetarianos e veganos, podendo ser preparado com legumes, grãos e temperos diversos, criando uma refeição nutritiva e saborosa.
Outra curiosidade do cuscuz é que o alimento é um prato que reflete a influência de diferentes culturas ao longo da história, como árabe, africana e indígena, resultando em uma culinária rica e diversificada.
O cuscuz nordestino foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2004, devido a sua importância cultural e gastronômica na região.
Você irá precisar desses Ingredientes:
Siga as Instruções:
Em uma tigela, misture a farinha de milho com sal a gosto e deixe reservado. Em uma panela, aqueça a água e o óleo até ferver.
Na sequência, despeje a água fervente sobre a farinha de milho na tigela e mexa rapidamente com um garfo ou colher de pau para poder hidratar toda a farinha. Deixe a farinha descansar por alguns minutos, para absorver o líquido.
Enquanto isso, prepare a cuscuzeira.
Encha a parte inferior com água até a altura indicada e coloque a farinha hidratada na parte superior da cuscuzeira nivelando a superfície com uma colher.
Encaixe a parte superior na parte inferior da cuscuzeira, verifique se está bem vedadas. Leve ao fogo médio-alto e cozinhe no vapor por cerca de 15 a 30 minutos.
Não esqueça de verificar se a água na parte inferior da cuscuzeira secou, e se necessário, adicione mais água quente.
Após o tempo de cozimento, desligue o fogo deixando a cuscuzeira tampada por mais alguns minutos. Com cuidado, retire a parte superior da cuscuzeira e desenforme o cuscuz em um prato. Você pode servir cortado em fatias, ou comer com a colher.
Essa é uma receita básica, mas você pode adicionar outros ingredientes, como legumes, camarão, frango desfiado, azeitonas, milho, entre outros, para incrementar o sabor e criar diferentes variações de cuscuz.
Aproveite seu cuscuz nordestino tradicional!
Existem cuscuzeiras com diferentes designs, mas a maioria segue a estrutura básica de duas partes, porém, podem ter características adicionais, como tampa com encaixe seguro, saída de vapor ajustável, revestimento antiaderente ou detalhes decorativos.
Na Carajás, uma empresa nordestina e referência na região norte do Brasil no segmento de materiais de construção e artigos para o lar, você encontra diversos modelos de cuscuzeiras seja para toda a família, ou cuscuzeiras individuais, para preparar o cuscuz da forma que desejar.
E, é claro que não poderia faltar quadros decorativos da temática, como esse: Cuscuz é Melhor que Muita Gente, além de outros produtos para você aproveitar esse período de São João, “Cuscuz Power” desse mês terá diversos produtos para você levar para casa tudo que precisar.
Temos uma variedade de produtos para cozinha, que podem deixar as refeições mais animadas, como, por exemplo, jogos americanos temática Cordel, perfeito para mesa nordestina, além de panelas e utensílios para equipar e facilitar seu dia a dia.
Visite nosso site para conhecer a variedade de produtos para seu lar, e compre diretamente no nosso canal de vendas, pelo WhatsApp, ou no Aplicativo Carajás, sem precisar sair de casa.
Ah, não esqueça de acompanhar nossas redes sociais, para ficar por dentro de todas as novidades e promoções, seja no Instagram e YouTube, onde você encontra dicas interessantes como essa.
O cuscuz é um prato muito fácil de preparar, além de ser uma opção nutritiva e saborosa. Conheça algumas curiosidades.