6 sinais de que a sua casa precisa de manutenção urgente
Ar-condicionado liga, mas não gela? A luz da geladeira está queimada? Esses são alguns indícios de que há algo errado. A Carajás te ajuda!

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
6 sinais de que a sua casa precisa de manutenção urgente
Ar-condicionado liga, mas não gela? A luz da geladeira está queimada? Esses são alguns indícios de que há algo errado. A Carajás te ajuda!
Você chega em casa e liga o ar-condicionado. Aí percebe que há algo errado. Ele simplesmente não gela. Você vai na cozinha e percebe que a luz da geladeira está queimada. Essas são situações comuns em muitas residências, mas que poderiam não acontecer se a sua casa passasse por manutenções periódicas.
Assim como é necessário cuidar da saúde e fazer exames frequentemente, o seu lar também precisa de reparos constantes. Com planejamento e determinação, é possível evitar dor de cabeça e deixar tudo nos trinques.
Confira, a seguir, 6 sinais de que a sua casa precisa de manutenção urgente!
1. AR-CONDICIONADO NÃO GELA
Esse é um sinal clássico de que há algo errado, não é mesmo? As vezes, o que o seu ar-condicionado precisa é de uma boa limpeza no filtro do ar. Você talvez não saiba, mas a higienização deve ser realizada periodicamente com o auxílio de uma escova macia.
Siga o manual do aparelho para saber como remover as peças. Além do filtro, você também deve ficar de olho no condensador para verificar se tem impurezas ao seu redor. Observe, também, o estado da mangueira de dreno do ar-condicionado para conter possíveis entupimentos ou amassamentos que possam causam vazamentos.
Para conter a proliferação de micro-organismos, mantenha a higienização em dia das serpentinas. Elas que são responsáveis pelo processo de climatização.
Também vale dar uma olhadinha nos cabos elétricos para ter certeza que todas as instalações estão em ordem e bem apertadas.
Evite fazer a higienização com álcool ou solventes, pois essas substâncias podem ser tóxicas. Ah! Não esqueça de desligar o ar-condicionado antes do serviço, tudo bem?
2. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: FIOS DESENCAPADOS OU DERRETIDOS
Luz da geladeira queimada. Tomadas e interruptores quentes. As instalações elétricas da sua casa devem passar por manutenções constantes. Essa é uma parte delicada porque, se você não fazê-lo, corre o risco da ocorrência de curtos-circuitos ou até acidentes mais sérios.
Cheque cuidadosamente condutores, elementos de conexão, fixação e suporte para detectar sinais de superaquecimento, rachaduras e ressecamentos. A estrutura dos quadros e seu estado geral deve ser observada quanto à sua integridade mecânica, corrosão, fechaduras e dobradiças. Em relação aos sinalizadores, é preciso conferir a integridade das bases, fixação e limpeza interna e externa.
3. SOFÁ DESBOTADO
O sofá é um dos itens mais importantes da sala de estar, não é mesmo? Ele é a cara da decoração da casa e diz muito sobre a sua personalidade. Por ser um produto de longa vida útil, ele precisa estar sempre conservado.
Mas, com o passar do tempo, é natural que o sofá fique com cara de desbotado. Isso acontece não apenas pelo tempo de uso, como também pelo acúmulo de sujeiras, como ácaros, fungos e mofos, no interior do estofado.
O sofá desbotado é um sinal de que a sua casa precisa de manutenção urgente. Para eliminar odores, faça uma misturinha contendo um litro de água, ¼ de copo de álcool líquido, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante de roupas.
Coloque no borrifador e aplique no sofá a uma distância de 40cm. Lembrando que essa receita só é válida para sofás com tecidos, combinado?
Agora, se você detectar manchas, é legal contratar um especialista. Você pode optar pela limpeza a seco ou a impermeabilização. Essa é uma técnica que consiste em aplicar determinados produtos que protegem o estofado, impedindo a penetração de líquidos, sujeiras e poeiras. Bacana, né?
Inclua a limpeza do sofá em suas tarefas domésticas e evite comer e beber sentado nele. Cuide do que é seu!
4. INFILTRAÇÕES NA PAREDE
Tinta descascando, manchas, bolhas… esses são sinais comuns e típicos de infiltrações na parede. Ninguém gosta de estar em um ambiente com elas, certo? Antes de tudo, é preciso identificar e tratar as causas das infiltrações.
Entre os motivos mais comuns estão problemas nas calhas e encanamento, e sistema de drenagem deficiente. Cheiros estranhos também podem indicar vazamentos internos. A primeira dica é agir rapidamente e uma das coisas que você precisa fazer é impermeabilizar o local.
Se a infiltração for no teto ou na parede, é necessário impermeabilizar a área externa. Já existem produtos específicos para esse fim. Se a umidade vem do chão, tire o piso e remova o reboco. Mantenha atenção e esteja atento para possíveis inconvenientes que poderão surgir. Corrija todos os problemas antes que eles provoquem danos à construção e prejudique a estética da casa.
5. ACÚMULO DE ÁCAROS E POEIRA NO COLCHÃO
Você passa 1/3 da sua vida dormindo, então nada mais justo que descansar em um colchão de qualidade, não é mesmo? Noites mal dormidas e alergias constantes são indícios que o seu colchão talvez precise ser trocado ou, pelo menos, higienizado.
A recomendação dos especialistas é que você troque o seu colchão a cada sete anos ou menos. Ele pode dobrar de peso com o acúmulo de ácaros, poeiras e fungos ao longo dos anos. Para conservá-lo por mais tempo, a limpeza do colchão deve ser feita a cada 6 meses como manutenção preventiva.
Semanalmente, exponha o colchão no sol por 10 minutinhos e vire-o ao contrário pelo menos uma vez ao mês, evitando que ele afunde. Nunca use-o com o plástico da embalagem. Você pode comprar uma capa ou protetor para o estofado para protegê-lo do suor e de outras substâncias.
Não custa nada lembrar: nunca apoie objetos pesados e pontiagudos sobre a cama!
6. PIA ENTUPIDA
Esse é um sinal clássico que a sua casa precisa de manutenção urgente. Na verdade, quando a água começa a demorar a escoar, você já deve ficar alerta. Se isso acontecer, responda a seguinte pergunta: há quanto tempo a sua caixa de gordura passou por manutenção?
A caixa de gordura nada mais é que um depósito que acumula toda a gordura proveniente da pia da cozinha. Ela é feita de concreto ou de plástico PVC. O funcionamento dela é bem simples e tudo é feito pela água e o efeito de empuxo.
O procedimento de limpeza deve ser feito de seis em seis meses. Alguns modelos possuem sistema de limpeza fácil. Neste caso, basta seguir as instruções do fabricante. Você vai precisar de sacos de lixo, luvas de borracha, uma concha e um balde pequeno. Algumas dicas para evitar o entupimento da pia incluem nunca jogar óleo ou restos de comida dentro do ralo da pia e jogar água fervente pelo cano duas vezes por semana. A água quente tem a capacidade de derreter a gordura.
Preocupar-se com a manutenção do seu lar é se preocupar com você e com o seu bem-estar. Invista nisso e encontre tudo para construir ou reformar a sua casa na Carajás!
Ar-condicionado liga, mas não gela? A luz da geladeira está queimada? Esses são alguns indícios de que há algo errado. A Carajás te ajuda!