Portas e Janelas: dicas para escolher as melhores para a sua casa
Antes de fazer suas compras, leve em consideração alguns fatores como funcionalidade, tamanho do ambiente, material e acabamento. Está em dúvida? Leia esse texto!

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
Antes de fazer suas compras, leve em consideração alguns fatores como funcionalidade, tamanho do ambiente, material e acabamento. Está em dúvida? Leia esse texto!
Escolher portas e janelas durante a construção ou reforma da casa nem sempre é uma tarefa fácil. Como o mercado conta com uma variedade de opções à disposição do cliente, é natural que você fique na dúvida sobre qual tipo de acabamento priorizar.
A Carajás preparou esse texto que vai tornar essa tarefa bem mais fácil. Com dicas simples, você será capaz de fazer suas compras com muito mais tranquilidade sabendo exatamente as portas e janelas que precisa.
Confira!
PRIMEIRO PASSO: ANALISAR O AMBIENTE ONDE AS PORTAS E JANELAS SERÃO INSTALADAS
Muitas pessoas saem comprando portas e janelas antes mesmo de saber onde elas serão instaladas. Mas é preciso ficar atento, afinal, cada ambiente requer um tipo de acabamento.
Por exemplo: as portas e janelas de uma cozinha não serão as mesmas que as de um banheiro, não é mesmo? Anota aí a dica: portas largas são indicadas para áreas de entrada e/ou áreas externas porque favorecem o fluxo de pessoas e o transporte de móveis e outros objetos.
Já para áreas internas, você pode optar por portas mais estreitas. Um requisito importante que você não pode abrir mão diz respeito à boa iluminação e ventilação que elas são capazes de proporcionar.
Em relação às janelas, ambientes com paredes largas pedem esquadrias maiores e podem ser favorecidos pela entrada de luz natural, sem contar que elas podem diminuir consideravelmente a conta de energia no final do mês, já que você tenderá a gastar menos com aquecedores ou ar-condicionado. Tudo de bom!
Portas de correr garantem luminosidade ao ambiente. (Foto: Ullian)
SEGUNDO PASSO: CONFORTO ACÚSTICO E CONFORTO TÉRMICO
Antes de comprar portas e janelas, analise se elas possuem conforto acústico e conforto térmico. Ninguém merece estar com portas e janelas fechadas e, mesmo assim, não ter sossego com o barulho externo. Essa dica é ainda mais importante se você mora próximo a ruas movimentadas ou em grandes centros urbanos ou comerciais.
Portas e janelas de madeira, como o mogno, são resistentes e possuem excelente qualidade termo-acústica . (Foto: Ullian)
Outro aspecto a ser considerado diz respeito à entrada da luz. É preciso ter cuidado para que o ambiente não fique superaquecido. Por isso, antes de instalar portas e janelas, orientes suas aberturas na direção dos ventos predominantes. Esquadrias de madeira maciça ou PVC, por exemplo, apresentam bom desempenho termo-acústico.
TERCEIRO PASSO: TIPO DE ABERTURA
O tipo de abertura das esquadrias pode influenciar diretamente no desempenho das peças. As mais comuns são portas e janelas de giro, que podem ser abertas individualmente; portas e janelas de correr, que são movidas para o lado, e portas e janelas pivotantes, que, quando abertas, proporcionam o ganho de espaço e giram em torno de um eixo vertical.
Portas de giro de aço vão muito bem na cozinha. Aposte! . (Foto: Ullian)
Para banheiros e halls de espera, um tipo de abertura muito usada é a “camarão”, também conhecida como esquadrias articuladas ou sanfonadas. Esse tipo conta com duas folhas: uma fica sobre a outra quando aberta.
Outras portas e janelas disponíveis no mercado incluem a do tipo “vai e vem”, que possuem um mecanismo de molas e duas folhas que são instaladas no meio do batente; e portas e janelas basculantes, que geralmente são instaladas em garagens e, quando acionadas, atingem a posição horizontal.
Um tipo de janela muito comum é a “maxim-ar”, que abre para fora e para cima. Ela é indicada para vãos menores e costuma ser muito encontrada em banheiros e áreas de serviço.
Janelas máximo-ar são indicadas para áreas de serviço e para banheiros. (Foto: Uillian)
QUARTO PASSO: TIPOS DE MATERIAIS
Madeira
Esquadrias de madeira são versáteis e sofisticadas. Os modelos podem variar conforme o tipo de madeira, tipo de folha e estrutura interna. O principal ponto de atenção diz respeito à necessidade de aplicação de verniz de maneira periódica e suscetibilidade ao ataque de cupins.
Navegue por: Porta Kdk Lisa Mogno e Porta de Madeira Rocha Decor Ipe
Alumínio
Esquadriasde alumínio são fáceis de instalar, são leves e duráveis, e têm sido cada vez mais usadas nos mais diversos tipos de projetos. A desvantagem fica por conta do baixo isolamento térmico e acústico.
Navegue por: Janela Basculante sem Grade Uillian Riobras e Porta de Alumínio Ullian Riobras D
PVC
Portas e janelas de PVC possuem como características principais a alta resistência, durabilidade e facilidade de manutenção. Alguns fabricantes trabalham somente por encomenda, já que elas não são tão comuns quanto as duas anteriores.
Vidro
Portas e janelas de vidro são capazes de integrar ambientes internos e ambientes externos sem interferirem muito na decoração do cômodo. Conhecidas como “blindex”, elas fornecem grande passagem de luz e ventilação.
Navegue por: Janela Quality 2 Folhas Vidro e Porta Quality Postigo Vidro
Ferro e Aço
Portas e janelas de ferro ou aço são bem tradicionais. Elas são opções econômicas e resistentes, mas que demandam manutenção constante para evitar corrosão e ferrugem. Por esse motivo, não devem ser usadas em regiões litorâneas.
Navegue por: Janela de Correr Riobras Aço sem Grade 2 Folhas
BÔNUS: MANUTENÇÃO E LIMPEZA
Você sabia que cada material de porta e janela demanda um tipo de limpeza? Portas e janelas de madeira, por exemplo, podem ser higienizadas com flanelas e produtos específicos para madeiras. Portas e janelas de aço ou alumínio podem ser limpas com água e sabão neutro.
Portas e janelas de vidro merecem atenção especial na hora de serem higienizadas! (Foto: Astra)
Jamais utilize produtos químicos, como soluções ácidas ou solventes. A sua aplicação pode propiciar o aparecimento de manchas e tornar a superfície sem brilho e opaca. Você também deve dar atenção à manutenção de dobradiças e fechaduras. A dica é lubrificá-las com grafite em pó.
A limpeza dos trilhos também deve ser realizada periodicamente para evitar o acúmulo de poeira. Recomenda-se, também, apertar os parafusos sempre que houver necessidade, combinado?
Agora que você já conhece as principais diferenças entre portas e janelas e suas devidas funcionalidades, chegou a hora de navegar pelo site da Carajás e aproveitar as ofertas. Temos tudo para a sua reforma ou construção!
Antes de fazer suas compras, leve em consideração alguns fatores como funcionalidade, tamanho do ambiente, material e acabamento. Está em dúvida? Leia esse texto!