Impermeabilização em paredes: como fazer para acabar com a infiltração passo a passo
As paredes já estão apresentando sinais de infiltração? Confira o passo a passo para acabar com o problema.

Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020 |
Compre pelo telefone: 4003-2020 |
Para Empresas
20 de junho de 2022
Infiltração nas paredes, além de ter um resultado estético bastante desagradável, podem trazer problemas estruturais sérios, caso uma medida não seja tomada rapidamente.
As infiltrações são mais comuns do que se imagina e pode acontecer em qualquer casa, cedo ou tarde, queira você ou não. Quando isso acontece, não adianta apenas reclamar, deve-se buscar a solução do problema, ou seja, acabar com a infiltração, antes que piore mais ainda.
O mofo, por exemplo, que surge com as infiltrações podem provocar doenças respiratórias, como a asma e a rinite alérgica. Por isso, o primeiro passo que terá que dar, é descobrir as causas das infiltrações que podem ter diferentes origens e buscar a melhor solução.
Normalmente, as pessoas descobrem a infiltração depois que observam manchas e irregularidades nas paredes. Estufamentos do revestimento, deslocamento da tinta, ou formação de gotículas de água na superfícies, são sinais de que há uma infiltração na casa.
Na maioria das vezes, as infiltrações são silenciosas e se instalam em um ritmo muito lento, e quando finalmente dão as caras, o problema já está grande. Ficar atento e observar mudanças no próprio ambiente, como cheiro ruim, umidade, pode ajudar a prevenir infiltrações que ainda não se manifestaram, mas estão ali.
Pode ser que as consequências já sejam graves, neste caso, será necessário realizar uma reforma mais ampla.
Trincas e fissuras nas laje
Lajes que não são impermeabilizadas, com o tempo podem abrir caminhos para que a água da chuva encontre trincas e pequenas fissuras e cause infiltrações lentas. Pouco a pouco, começa a escorrer pela estrutura, até que chegue no teto e então nas paredes. Para prevenir, a dica é apostar em um bom produto impermeabilizante para o local.
Água direto na parede
Casas onde o beiral de proteção é muito pequeno ou inexistente, e a parede fica totalmente exposta, ou ainda, quando não existe calha para receber a chuva, é quase certo que infiltrações irão surgir com o tempo.
Se as paredes já estão apresentando sinais, resolver isso é fundamental para acabar com as infiltrações. Uma boa impermeabilização da parede, instalação de calhas ou quem sabe até estender um beiral, pode dar fim ao problema.
Além desses fatores, rompimentos de tubulações, onde passam líquidos que se quebram, podem causar pequenos vazamentos. Às vezes, a própria impermeabilização pode resolver o problema, mas, quando é extenso, será necessário quebrar todo o trajeto do tubo para encontrar a localização e fazer a substituição.
Identificando as causas, e a hora de eliminar. Veja abaixo o passo a passo para resolver o problema e voltar a ter um ambiente seguro e livre de umidades.
Identificado as causas
Não adianta tentar fazer emendas. Substitua o que está causando a infiltração: telhas, instalação de calhas, tubulações; substitua a peça ou todo o sistema;
Remova toda a pintura e o reboco
Feito isso, faça a impermeabilização. Procure por pontos de fissuração ou quebra;
As paredes devem ser impermeabilizadas com aditivos próprios misturados ao reboco e ao chapisco. Após a aplicação, refaça o reboco usando aditivos impermeabilizantes e finalmente termine a recuperação da parede com massa fina e pintura.
Renove a pintura
Se manchas de mofo e bolor se espalharam pela parede, limpe com água sanitária misturada com água. Passe por toda a parede, aguarde alguns minutos e, em seguida, finalize a limpeza com um pano umedecido apenas em água.
Vale ressaltar que, neste caso, esse procedimento deve ser realizado principalmente quando a causa da infiltração não está na parede em si, mas no teto ou no chão.
Nos banheiros, o vazamento pode estar vindo do engate das torneiras e do vaso sanitário. Dê uma boa olhada antes de sair quebrando tudo.
Algumas dicas são valiosas e podem detectar o problema antes mesmo dele mostrar sua presença. Por exemplo, a conta de água. Se notar um aumento brusco, sem causas aparentes, pode ser possível que um vazamento esteja acontecendo na casa.
Faça sempre visitas periódicas ao seu telhado. Confira calhas, telhas e a laje; se observar peças danificadas, faça a substituição.
Na Carajás você encontra produtos impermeabilizantes para telhado, paredes e tudo que precisa para ajudar a evitar os problemas de infiltrações ou resolvê-los de uma vez por todas.
Navegue pelo nosso site e aproveite as promoções imperdíveis e ofertas especiais para você construir, reformar, decorar e cuidar do seu lar. Baixe nosso aplicativo ou compre pelo nosso televendas pelo WhatsApp com segurança e confiabilidade.
As paredes já estão apresentando sinais de infiltração? Confira o passo a passo para acabar com o problema.