Compre pelo Whatsapp: (11) 4003-2020       |

Compre pelo telefone: (11) 3456-7890       |

 Para Empresas

Iluminação Residencial: Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto

Luminária pendente nitrolux Spider
Luminária Pendente Nitrolux Spider (Foto: Nitrolux)

A iluminação residencial é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes que devem ser levados em consideração na hora de construir, reformar ou decorar uma casa.

A escolha da luz de um determinado ambiente pode até ser considerada algo pessoal (e realmente é!), mas existem algumas coisinhas que precisam ser respeitadas para evitar erros e não cair em armadilhas, viu?

Imagina não conseguir assistir seu filme, novela ou série favorita porque a iluminação da sua sala de estar está deixando o ambiente muito quente? Ninguém merece!

Para evitar que situações como essa aconteçam, a Carajás elaborou um guia com perguntas e respostas que, com certeza, vão te dar uma mãozinha na hora de construir, reformar ou decorar seu lar. Aproveite as dicas!

Qual tipo de lâmpada escolher para a minha casa?

Linha de lâmpadas blumenau

O mercado conta com vários tipos de lâmpadas e cada uma possui as suas próprias características e funcionalidades.

A iluminação de LED, por exemplo, é muito utilizada como iluminação residencial decorativa. Ela é altamente eficiente e duradoura, e está presente em luminárias, abajures e paflons.

Se você quer dar uma cara nova ao ambiente, invista em lâmpadas de LED coloridas. Tons quentes como laranja e vermelho são indicados para salas e cozinhas, e tons frios como azul e verde para quartos e escritórios.

A lâmpada fluorescente é usada como substituta da lâmpada incandescente e vai muito bem em áreas externas, como jardins, fachadas e varandas. Como características principais citamos o baixo consumo energético e emissão de calor e variedade de modelos e potências.

Por fim, ainda temos a lâmpada halógena, que também é bastante usada em áreas externas e possui luz amarelada, forte e intensa.

A cor da parede influencia na iluminação do ambiente?

Com certeza! Esse é um dos maiores erros cometidos pelas pessoas na iluminação residencial. Via de regra, paredes mais escuras tendem a absorver mais luz, então precisam de lâmpadas com maior intensidade. Quanto mais eficiente e lâmpada, menos calor ela emite.

Por exemplo, se uma lâmpada amarela incidir sobre uma parede azul, pode deixá-la verde. Se as paredes da sua casa são de cores mais claras, você pode brincar um pouco mais e até optar por lâmpadas coloridas em alguns pontos. Equilíbrio é a palavra-chave, combinado?

É possível repaginar a iluminação sem quebra-quebra?

Spot de Trilho Bronzearte
O spot de trilho é capaz de dar uma cara totalmente nova ao ambiente sem quebra-quebra. Clique aqui para comprar. (Foto: Bronzearte)

Claro que sim. Você pode comprar spots e trabalhar diferentes direções de luz. Eles são versáteis e podem ser aplicados em prateleiras e nichos, armários, closets, sancas de gesso, vasos de plantas ou até mesmo em quadros ou enfeites decorativos para dar destaque.

Apenas tome cuidado para que a luz não incida diretamente sob a sua cabeça! Lembrando que spots devem ter, em média, 75 centímetros a 1 metro de distância entre si.

Quantos pontos de luz são necessários para cada espaço?

Depende. Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de responder essa pergunta. Primeiramente, analise o tamanho do ambiente. Depois o pé-direito e a maneira como o espaço é utilizado.

Também fique atento às cores que predominam no local, à decoração e, claro, aos móveis. Tudo conta na iluminação residencial!

Qual a altura ideal para instalar luminárias?

Se você quer instalar um pendente sob a mesa de jantar, o ideal é que ele fique entre 75 e 90 cm acima do tampo da mesa. O pendente também é uma boa opção de iluminação residencial em salas de jantar porque é capaz substituir abajures.

Pendente taschibra conhaque marrakesh rigato
Pendente Taschibra Conhaque 1xe27 Marrakesh Rigato. Clique aqui para comprar. (Foto: Taschibra)

Além das salas, quartos também podem e dever receber pendentes. Neste caso, eles devem ficar acima da penteadeira ou mesa lateral, numa altura que pode variar entre 60 cm a 90 cm. As lâmpadas não devem ser muito fortes para ofuscar a visão. Em banheiros, o ideal é a sua instalação ao lado da cuba, com a altura ideal de 20 cm a 40 cm.

Lustres diretos no piso podem ficar na altura entre 1,60 a 1,70 m. arandelas, as de luz indireta ficam em torno de 60 cm a partir do forro e as decorativas 1,80 m do piso.

Luz branca ou luz amarela?

Depende do ambiente. Ambas são muito utilizadas em iluminações residenciais. De uma maneira geral, lâmpadas amarelas, ou lâmpadas quentes, proporcionam sensação de aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. Elas são indicadas para quartos e salas.

paflon
O paflon Nevada possui design moderno e é ideal para aqueles que buscam aconchego, mas sem abrir mão da beleza do ambiente. Clique aqui para comprar. (Foto: Attena)

Já as lâmpadas brancas, ou lâmpadas frias, costumam ser indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como cozinhas e banheiros.

Só tome cuidado ao misturar luzes brancas com luzes amarelas. O mix pode até ser feito de maneira intercalada, mas o ideal é que ambientes integrados contem com a mesma cor de lâmpada.

As melhores dicas para quartos e salas

Quarto: a luz do quarto precisa ser íntima e pessoal e, acima de tudo, ser capaz de estimular o descanso. Lâmpadas incandescentes são excelentes opções para a iluminação residencial. Algumas luminárias ou abajures também podem ser posicionados ao lado da cama. Como podemos perceber, a luz uniforme e indireta dá muito resultado!

Sala com Painel de LED
Painéis de LED são ideais para salas. O painel Blumenau Quadrado Alumínio possui material resistente e ainda proporciona maior economia de energia. Clique aqui para comprar. (Foto: Blumenau)

Salas: as salas de estar são um ambiente agradável e aconchegante. Para manter essa atmosfera, aposte em luminárias suspensas. Lâmpadas halógenas e de led podem ser utilizadas como luzes de apoio. Só evite colocar spots sobre o sofá para não ofuscar a visão de quem está sentado. Já salas de jantar pedem lustres para um clima mais intimista.

As melhores dicas para cozinhas

Na cozinha é preciso enxergar com precisão os alimentos e é justamente por esse motivo que é necessário escolher uma iluminação residencial que proporcione excelente fluxo de luminosidade.

Bancadas e gabinetes merecem iluminação branca. Armários, fogão e prateleiras também podem ser destacados.

Moderno e de fácil harmonização, pendentes possuem design decorativo e estrutura elegante. Clique aqui para comprar. (Foto: Bronzearte)
Moderno e de fácil harmonização, pendentes possuem design decorativo e estrutura elegante. Clique aqui para comprar

As melhores dicas para banheiros

Atenção redobrada para a iluminação do banheiro. Espelhos podem refletir demasiadamente a luz. Uma dica bacana é instalar, ao redor da peça, lâmpadas laterais. Lembrando que a luz do teto deve servir como apoio e não como iluminação principal do cômodo.

A bancada da pia merece luzes uniformes e intensas. Também vale investir em spots, arandelas e luminárias. Só evite lâmpadas refletoras, combinado?

Compre na Carajás

Ofertas do Blog

Conte-nos o que achou!

Seu comentário é muito importante para nós!
Cadastre seu e-mail e receba Ofertas Exclusivas Carajás
0
Would love your thoughts, please comment.x